Equipamentos

No último dia 19/06 a Loglab foi convidada pela professora Dra Vania Battestin Wiendel para participar de uma mesa redonda no IFSP/Campus São Jose dos Campos para abordarmos o tema: Os Desafios do Licenciado em Química e o Mercado de Trabalho. Foi uma manhã muito produtiva e gratificante, na qual junto com as Professoras Daniella Colouris, Maria do Carmo Castro e Cleyde Alves Pereira, pudemos dividir com a platéia formada por professores e alunos do Campus, as nossas experiências, lutas, alegrias e agruras no decorrer de uma trajetória longa na área de Quimica, seja dentro da sala de aula, na indústria, ou mesmo na brilhante tarefa de educadores dentro de nossas casas, para nossos familiares amados.

Construir uma geração de cientistas para o nosso país é desafiador e não é apenas um privilégio do professor no momento que está dentro da sala de aula. Cabe a todos nós, incentivar esses futuros professores a seguir em frente e segurar o rojão.  Despertar o interesse pela ciência em alunos e jovens com necessidades básicas na sua grande maioria não atendidas é sim, matar um leão todo dia.

O desafio vem desde a necessidade de compreensão de dificuldades geradas ao longo do ensino fundamental até pelo fato de educar uma geração tão bombardeada de informações, nem sempre selecionadas, que podem transformar o que seria a esperança em um futuro melhor em algo desanimador frente aos fatos que vemos nos noticiários do país. Logo, para despertar nesses cidadãos a curiosidade pelo ambiente e rotina da ciência, todos os esforços e ferramentas devem ser usadas. E para despertar e prender a atenção no mundo inteiro os educadores buscam e utilizam as mais variadas e modernas ferramentas.

Ser professor de química é estar sempre acompanhando o que acontece dentro do bloco da mocidade e ir à luta com eles.
Achei uma iniciativa muito bacana essa paródia da AsapSCIENCE, que compartilho com vocês, onde trata os cuidados de saúde e segurança que devemos ter quando em um laboratório, válido para quebrar o gelo na primeira aula de laboratório.

Todas as formas de motivar nossos jovens a se tornarem cientistas e construir uma nação forte em pesquisa vale a pena e a Loglab acredita na rapaziada!
Clique para ver o vídeo